Ele reivindica ter enviado o "tweet" de Valérie
Habituado a publicar entrevistas falsas com personagens famosas e a difundir na Internet notícias enganadoras sob várias identidades, desta vez Tomasso De Benedetti garante ter sido ele o "enganado". O italiano garante ter sido ele o autor do tweet de Valérie Trierweiler, atual companheira de François Hollande, a dar apoio ao rival de Ségolène Royal, a ex-companheira do Presidente francês, nas legislativas de 17 de junho.
"Entrei no Twitter, teclei o número da conta de Trierweiler e quando me pediu a palavra passe, tentei várias. Até que me ocorreu escrever "Parisien". E entrei. Pareceu-me divertido escrever um tweet com o seu nome dando ânimo ao adversário da ex-companheira do seu companheiro", explicou ao El Mundo.
A controvérsia foi imediata e ainda mais quando Ségolène perdeu de facto as eleições para o adversário. Mas Trierweiler veio a público assumir a autoria do tweet. "Não sei porque o fez. Talvez porque ninguém acreditaria se dissesse que a sua conta fora violada ou então porque quis fazer uso político da situação. Mas eu fiquei amargurado. Foi a primeira vez que pirateei uma conta de Twitter e não voltarei a fazê-lo", garantiu ao diário espanhol.
Em 2010, depois de dez anos de falsas notícias e entrevistas, Benedetti acabou por ser descoberto quando durante uma entrevista ao La Repubblica o escritor americanos respondeu a uma pergunta sobre as suas declarações a Benedetti afirmando não conhecer ninguém com esse nome.
Investigado pela revista New Yorker, Benedetti acabou por ser denunciado como um impostor que inventara todas as suas entrevistas a famosos.